Euroogle
App Euro Ogle
   
TE DC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
Línguas Minoritárias

Impropriamente assim chamadas, são línguas diferentes da língua oficial de cada Estado, faladas por populações ou nacionalidades cuja dimensão não coincide com a dimensão demográfica e territorial desse Estado (na União Europeia ou fora dela), tais como o mirandês, o basco, o bretão, o catalão, ou o galês. Calcula-se que mais de 40 milhões de europeus têm como língua materna uma língua «minoritária».

Existem mais de 60 línguas regionais ou minoritárias no espaço da União. Considerando esta dimensão, a UE tem apoiado iniciativas de sensibilização dos cidadãos para estas línguas e promovido o seu ensino, com o objectivo de garantir a sua sobrevivência. O "estudo Euromosaic” é exemplo desse esforço. Outros projectos financiados são o CRAMLAP (Celtic, Regional and Minority Languages Abroad Project) e o NPLD (Rede de Promoção da Diversidade Linguística). No quadro do Programa Erasmus+, também podem ser financiadas iniciativas no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas regionais ou minoritárias.

O Conselho da Europa adoptou, em 1992, a Carta Europeia das Línguas Minoritárias. Portugal não assinou este documento, tal como outros treze membros do Conselho da Europa, como a Bélgica, a Grécia ou a República da Irlanda, entre outros.

(última alteração: Outubro de 2017)
Co-Autor(es): André Machado
Se quiser melhorar este dicionário:
Download App Euro Ogle Download App Euro Ogle