Euroogle
App Euro Ogle
TE DC
Definições disponíveis no Novo Dicionário de Termos Europeus e no Dicionário de Cidadania
Biografia de Rui Rio

Político e autarca português, economista de profissão, Rui Fernando da Silva Rio nasceu a 6 de agosto de 1957, no Porto. Começou a carreira política em 1981 ao vencer, pela Juventude Social Democrata, as eleições para a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto. Foi a primeira associação universitária do país sem maioria comunista. Na liderança da associação lutou, com o recurso a greves de alunos, contra o elevado insucesso escolar da faculdade e originou o afastamento de diversos professores.

Licenciou-se em Economia e Gestão em 1982 e, nesse mesmo ano, começou a trabalhar no departamento financeiro de uma empresa ligada à indústria têxtil, onde durante algum tempo foi colega de Fernando Gomes, seu futuro adversário político.

Em 1991, foi eleito pelo Partido Social Democrata deputado à Assembleia da República onde a sua formação em economia o levou a dedicar-se, principalmente, à Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Plano. Nesse ano, apoiou a candidatura do socialista Mário Soares à presidência da República, tendo sido membro da Comissão Política Distrital do Porto.

Rui Rio esteve na Assembleia da República durante dez anos, tendo sido neste período de tempo porta-voz do Grupo Parlamentar do PSD para as questões económicas e financeiras por duas vezes. Ainda a nível político foi secretário-geral do Partido Social Democrata em 1996 e 1997 e vice-presidente do Grupo Parlamentar entre 1999 e 2001.

Paralelamente à carreira política, Rui Rio escreveu regularmente artigos de opinião para diversos jornais como o Público, Comércio do Porto, o Diário Económico e o Diário do Norte e deu a voz em rubricas na Rádio Festival, do Porto, e na TSF.

Em 2001, foi escolhido pelo PSD como candidato à presidência da Câmara do Porto, uma opção pouco consensual dentro do partido, para se bater com o antigo colega de trabalho Fernando Gomes, do Partido Socialista. Com alguma surpresa acabou por vencer as eleições autárquicas em dezembro e, em janeiro de 2002, tomou posse como presidente da Câmara do Porto. Em 2005 foi reeleito para o cargo.

(última alteração: Novembro de 2013)

Definições de Rui Rio
  • DC Competência e Eficácia Governativa
  • DC Governabilidade e Autoridade do Estado
  • DC Seriedade e Honestidade Política
  • DC Solidariedade e Coesão Social
  • Se quiser melhorar este dicionário:
    Download App Euro Ogle Download App Euro Ogle