Euroogle
App Euro Ogle
     
GEPSD PCS IFSC
TE PCS IFSC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial (AECT)

Os AECT, nos termos do art. 3.° do Regulamento (CE) n.º 1082/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho de 5 de julho de 2006, reúnem autoridades de diferentes Estados-Membros e entre os seus membros, podem contar-se Estados-Membros da UE, autoridades regionais ou locais, bem como associações ou organismos de direito público. Um AECT deve ser constituído por membros de, pelo menos, dois Estados-Membros.

O objetivo dos AECT é a promoção da cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional na União Europeia, através da execução de planos e programas que podem ser cofinanciados pela UE, outros projetos europeus de cooperação territorial transfronteiriça, ou mesmo recursos próprios.

Os domínios privilegiados de atuação dos AECT estão previstos no art. 6.° do Regulamento FEDER (Regulamento (CE) n.° 1080/2006, de 5 de julho), sendo que as funções que cada um desempenha são definidas pelos seus membros. Em Portugal, podem ser membros dos AECT: o Estado e seus serviços ou entidades (administração direta e indireta); as autarquias locais; as comunidades intermunicipais; as áreas metropolitanas; os organismos de direito público, na aceção da Diretiva 2004/18/CE; e ainda por associações constituídas pelas entidades referidas atrás.

(última alteração: Outubro de 2017)
Co-Autor(es): André Machado
Se quiser melhorar este dicionário:
Download App Euro Ogle Download App Euro Ogle