Euroogle
GEPSD PCS IFSC
TE PCS IFSC
Definição encontrada no Dicionário Instituto Francisco Sá Carneiro
Assimetrias do Desenvolvimento

O conceito de assimetrias do desenvolvimento refere-se, de uma forma geral, à questão das «desigualdades estruturais e institucionais», entre regiões distintas, num determinado período de tempo. É, também, frequente utilizar-se a expressão disparidades regionais, para designar as desigualdades regionais dos níveis de bem-estar ou de desenvolvimento entre as regiões.

A ideia central é a de que cada território apresenta estruturas e características próprias, que resultam do seu legado histórico, político, geográfico e humano, e que essas desigualdades territoriais influenciam o processo de desenvolvimento das respectivas regiões.

A eliminação das assimetrias de desenvolvimento é a tradução, à escala territorial, do princípio da igualdade de oportunidades.

A política regional da União (que tem implícita a noção de coesão) visa contribuir para a redução das disparidades económicas, sociais e territoriais existentes entre as regiões da Europa, através de um desenvolvimento equilibrado e sustentável dos diferentes territórios que a constituem. Dito de outro modo, pretende-se, com esta política, diminuir as assimetrias de desenvolvimento que existem entre as diferentes regiões da União Europeia.

(última alteração: Janeiro de 2016)
Se quiser melhorar este dicionário: