Euroogle
App Euro Ogle
GEPSD PCS IFSC
TE PCS IFSC
Definição encontrada no Dicionário Instituto Francisco Sá Carneiro
Behaviorismo
Behaviorismo (etimologia behavior - inglês EUA / behaviour - inglês RU) é um anglicanismo de comportamentalismo. O behaviorismo "é uma filosofia da ciência do comportamento humano” (Skinner, 1976, p.3), que se focaliza na explicação do comportamento humano baseado exclusivamente no comportamento manifesto. O behaviorismo pode ser enquadrado também como uma teoria da aprendizagem sustentando que todos os comportamentos são adquiridos através de condicionamento.

O behaviorismo foi fundado com a publicação do clássico trabalho de John B. Watson "Psychology as the Behaviorist Views It" (1913), salientando que o seu propósito teórico era predizer e controlar o comportamento. Esta perspetiva desvalorizou a validade científica das explicações do comportamento que envolvem os sentimentos, as emoções, os processos de raciocínio e a consciência. Para os behavioristas radicais, a legitimidade da ciência da atividade humana só poderá estar baseada no estudo do comportamento observável como influência de estímulos do meio envolvente. 

Um dos behavioristas mais radicais foi Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) que sustentou que os humanos e os animais se comportam de acordo com a forma como são instigados pelo meio ambiente. 

A maior contribuição do behaviorismo foi, talvez, fornecer uma interpretação funcionalista do condicionamento comportamental, aplicada ao que Skinner chamou comportamento operante (ação voluntária), em oposição aos reflexos.


Referências:
Gleitman,H. (1999).Psicologia. (4ª ed.).Lisboa:Fundação Calouste Gulbenkian.
Skinner, B. F. (1976). About behaviourism. United States of America: Vintage Books Edition. 
Watson, J. B. (1913). Psychology as the behaviorist views it. Psychological Review, Vol 20(2), 158-177.

(última alteração: Janeiro de 2016)
Se quiser melhorar este dicionário:
Download App Euro Ogle Download App Euro Ogle