Totalidade dos cidadãos portugueses espalhados pelo mundo, assim como dos luso-descendentes, que são aqueles que possuem ascendência portuguesa cujos antepassados emigraram para outro país. Hoje em dia as Comunidades Portuguesas são constituídas por vários milhares de luso-descendentes, espalhados por vários continentes.
Segundo estimativas das Nações Unidas, em 2015 havia mais de dois milhões e trezentos mil emigrantes portugueses em todo o mundo, representando mais de 20% da população residente. Em termos relativos, na União Europeia, Portugal é o segundo país da UE com mais emigração e o quarto com o valor mais baixo de saldo migratório, depois de Espanha, Grécia e Polónia.
A maior comunidade portuguesa no estrangeiro está em França, com mais de seiscentos mil cidadãos, representando a terceira nacionalidade de imigrantes naquele país. Seguem-se vários países europeus com mais de cem mil emigrantes portugueses, como sejam a Suíça (segunda comunidade imigrante), os Estados Unidos da América, o Canadá, o Brasil, o Reino Unido, a Espanha e a Alemanha. Embora com menos de cem mil imigrantes portugueses, o Luxemburgo tem nesta comunidade perto de um quinto da sua população e de um terço da sua população activa, sendo que o portugês é a terceira língua mais falada no país.
As comunidades portuguesas representam, na maioria destes países, um grupo de fácil integração e apontado geralmente como origem de profissionais de grande qualidade, nas mais diversas áreas. Recorde-se, por exemplo, o elevado número de luso-descendentes que exercem funções políticas em vários países destino de emigração portuguesa, como seja França e EUA.
As comunidades portuguesas têm, igualmente, um impacto económico, uma vez que o saldo de remessas entre emigrantes e imigrantes é francamente positivo. Em 2015, por exemplo, Portugal recebeu cerca de 3.314 milhões de euros em remessas, quando os imigrantes "apenas” enviaram 527 milhões de euros. O saldo migratório foi, então, positivo em cerca de 2.787 milhões de euros.
A relevância das
comunidades portuguesas para o país é alvo de intenso debate político,
sobretudo quando se discutem os valores de remessas e o saldo migratório, mas a
mas a sua importância para a economia, para a cultura e valorização da língua
portuguesa é objecto de amplo consenso na sociedade portuguesa. Recorde-se, a
este título, que o Dia de Portugal é também designado como Dia das Comunidades
Portuguesas, sendo que nas suas comemorações (que em 2016 se estenderam a
Paris) o Presidente da República se dirige directamente para este segmento do
povo português.