Euroogle
GEPSD PCS IFSC
TE PCS IFSC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
APIS (Advanced Passanger Information System)

Tem sido uma prática corrente haver lugar à transmissão de dados às autoridades respectivas de um Estado, para que seja permitida a entrada de um avião no seu território.

No entanto, essa transmissão de dados esteve sempre limitada aocross border requirement. Este era o chamado sistema APIS (Advanced Passenger Information System), que proporcionava apenas informação que pode ser obtida através da verificação dos documentos dos passageiros, mas que ajudava a facilitar o acesso ao território dos Estados Unidos, evitando longas filas de espera para os passageiros, caso essa verificação fosse manual e in loco.

Este era um sistema voluntário, que não levantava quaisquer problemas às companhias aéreas, que ao cooperarem não estavam a dar nenhuma informação que não fosse já normalmente obtida pelas autoridades aduaneiras.

O APIS é assim bem diferente do sistema PNR (Passenger Name Record), pois, para além de não ser voluntário, vai muito além da informação que está contida no passaporte, podendo inclusivamente conter dados sensíveis.

(última alteração: Novembro de 2015)
Co-Autor(es): Sandra Nunes
Se quiser melhorar este dicionário: