Euroogle
App Euro Ogle
     
TE PCS DC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
Eurobond

Eurobond significa um empréstimo que é emitido numa moeda diferente da do país que emite a dívida. Geralmente o Eurobond é emitido por um sindicato internacional e é denominado de acordo com a moda que serve de referência. Por exemplo, um Eurobond pode ser denominado em dólares e ser emitido no Japão por uma companhia australiana. O primeiro empréstimo de Eurobonds foi feito em 1963 pela companhia italiana Autostrade.

No jargão da política europeia o termo Eurobond também tem sido utilizado quando se fala da possibilidade de vir a haver uma única entidade responsável pela emissão de dívida pública para toda a Zona Euro (ver Ensaio sobre o Futuro da Zona Euro, Silva Peneda, edição GEPSD, 2009).

Certas correntes de pensamento que entendem a crise da Zona Euro como uma crise sistémica que obrigará a soluções sistémicas vêem como muito positiva a criação daquela entidade; deste modo, a dívida pública para toda a Zona Euro passaria a ter o mesmo rating.

Esta proposta foi publicamente apresentada em finais de 2010 pelo presidente do Eurogrupo de então, Jean-Claude Juncker, mas não mereceu, até hoje, o apoio generalizado junto dos Estados-Membros da União.

A ser concretizada uma medida deste género, será inevitável que venha a ser acompanhada por um conjunto de reformas mais vastas, incluindo o domínio institucional, no sentido de um maior federalismo na definição e gestão das políticas económicas e financeiras da União.

(última alteração: Outubro de 2017)
Se quiser melhorar este dicionário:
Download App Euro Ogle Download App Euro Ogle