Euroogle
App Euro Ogle
GEPSD PCS IFSC
TE PCS IFSC
Definição encontrada no Dicionário Instituto Francisco Sá Carneiro
Balança Corrente

A balança corrente é uma das três balanças primárias que compõem a balança de pagamentos, juntamente com a balança de capital e a balança financeira. A balança corrente é composta pela balança comercial, a balança de serviços, a balança de rendimentos e a balança de transferências correntes:

  • A balança comercial (ou de bens) regista as exportações e as importações de mercadorias;
  • A balança de serviços contabiliza as prestações de serviços, entre as quais se contam o turismo e os transportes;

 

(Nota: A agregação da balança comercial com a balança de bens dá origem à balança de bens e serviços.)

  • A balança de rendimentos agrega as transacções que correspondem a rendimentos decorrentes de activos estrangeiros na posse de residentes, e a activos nacionais detidos por estrangeiros;
  • A balança de transferências regista as transferências unilaterais, ou seja, aquelas que não correspondem a rendimentos dos factores de produção ou que se destinam a efectuar pagamentos. Como exemplo temos as remessas de emigrantes.

 

Na balança corrente são, assim, incluídas as transacções que têm um carácter regular com o resto do mundo como as exportações, as importações, os rendimentos dos factores produtivos e transferências unilaterais.

A balança corrente é um dos principais indicadores sobre o comércio internacional de um país. Um saldo positivo desta balança significa que os activos do país em questão no estrangeiro aumentaram, e vice-versa. Uma balança corrente negativa implica que a economia do país está a ser financiada por poupança do exterior.

O primeiro excedente externo da balança corrente portuguesa desde que o nosso país se tornou uma democracia, em 1974, foi registado em 2013, com um saldo positivo de 1% do PIB.

Entre 1999, ano em que se iniciou formalmente a Zona Euro, e 2011, ano do pedido de regaste financeiro executado pela Troika (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional), o saldo médio da balança corrente portuguesa foi de -9.7% do PIB.

(última alteração: Dezembro de 2013)
Se quiser melhorar este dicionário:
Download App Euro Ogle Download App Euro Ogle