O Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) foi criado em 1990 pelo Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG) ficando este último também com o cargo da sua coordenação.
O SNIG é a infra-estrutura nacional de dados espaciais (IDE), com funcionamento em rede, que tem por finalidade proporcionar, a partir dos vários pontos de acesso, a pesquisa, visualização e exploração da informação geográfica sobre o território nacional, produzida pelas entidades oficiais e também por privados.
É do mesmo modo um espaço de contacto que permite dinamizar, articular e organizar as actividades ligadas a esta temática em Portugal e no contexto da directiva europeia INSPIRE (INfrastructure for SPatial InfoRmation in Europe).
Esta directiva (2007/2/CE), de 14 de Março de 2007, do Parlamento Europeu e do Conselho, estabelece a constituição da Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica, impondo aos Estados Membros o compromisso de a gerirem e disponibilizarem os dados e os serviços de informação geográfica (IG) de acordo com princípios e regras comuns (e.g. metadados, interoperabilidade de dados e serviços, utilização de serviços de IG, princípios de acesso e partilha de dados).