A Escola Europeia de Administração, instituída em 2005, tem como principal função organizar ações de formação direcionadas para o pessoal das instituições europeias, complementando a oferta formativa de cada uma delas. Embora esteja vocacionada para estruturas da União Europeia, como as instituições e as agências (os próprios recursos humanos são funcionários públicos europeus), a Escola permite a frequência de algumas formações a funcionários das administrações dos Estados-Membros.
As formações ministradas pela Escola dividem-se em quatro grupos, a saber:
• Formação genérica para pessoal recentemente contratado;
• Formação em competências básicas para o exercício de funções públicas europeias;
• Programas de desenvolvimento de liderança e gestão; e
• Workshops de bem-estar e conforto no trabalho.
Anualmente, a Escola promove uma formação obrigatória para o pessoal que foi identificado pelas instituições como potenciais candidatos a «administradores», num processo designado de «certificação» de competências.
Além destas ações concentradas nas instituições e agências da UE, a Escola promove igualmente o programa «Erasmus para a Administração Pública», que organiza visitas de estudo para o pessoal recentemente contratado para funções relacionadas com questões europeias, nas administrações nacionais.
A Escola conta com 25 funcionários, liderados por um Diretor. As instalações são em Bruxelas, com uma filial instalada no Luxemburgo.