Os Destinos Europeus de Excelência (EDEN) foram criados pela Comissão Europeia em 2006 com o objetivo de promover novos modelos de desenvolvimento sustentável em toda a União Europeia. Anualmente, são realizados concursos nacionais que resultam na eleição e na promoção de um "destino de excelência” em cada um dos países participantes. A seleção dos destinos contribui para a divulgação dos valores, da diversidade e das caraterísticas comuns dos destinos turísticos europeus.
Este concurso europeu, destinado a promover a excelência em matéria de turismo, desenvolve-se em torno de um tema anual, escolhido pela Comissão Europeia e pelas mais relevantes organizações nacionais de turismo. Os destinos selecionados devem estar comprometidos com a sustentabilidade social, cultural e ambiental do sector do turismo e devem ser destinos pouco conhecidos, situados nos 28 Estados-Membros e países candidatos.
O projeto EDEN estimula o diálogo entre as partes interessadas, apoia financeiramente os processos nacionais de seleção e coordena uma ampla campanha de comunicação. Deste modo, permite aumentar a visibilidade dos destinos europeus emergentes e difundir as práticas sustentáveis em toda a UE, promovendo uma ligação em rede entre os destinos premiados.