O Comité das Organizações Profissionais Agrícolas (COPA) e Comité Geral para a Cooperação Agrícola na União Europeia (COGECA) é a entidade que congrega a representacão de todos os agricultores europeus (COPA) e de todos as cooperativas agrícolas europeias (COGECA).
O Tratado de Roma que institui a Comunidade Económica Europeia, assinado a 25 de março de 1957 já continha as disposições estruturais mais importantes da Política Agrícola Comum (PAC). Reconhecendo a importância do sector agrícola, a Comissão Europeia desde cedo teve como objetivo desenvolver uma cooperação próxima com entidades de organizações agrícolas. Desta forma, a primeira organização a surgir representando os agricultores europeus foi o COPA (Comité das Organizações Profissionais Agrícolas), sendo criado a 6 de setembro de 1958. A 24 de setembro de 1959, as organizações das cooperativas agrícolas dos Estados-Membros criaram a sua organização europeia, a COGECA (Comité Geral para a Cooperação Agrícola na União Europeia), que também inclui cooperativas de pesca.
O COPA atua em prol da defesa dos Agricultores e de um desenvolvimento do modelo europeu de agricultura multifuncional e sustentável. Tem também como objetivo o acompanhamento de todas as questões relacionadas com o desenvolvimento da Política Agrícola Comum (PAC), representando os interesses do sector agrícola como um todo, de modo a alcancar soluções que sejam de interesse comum, mantendo e desenvolvendo relações com as autoridades comunitárias e com quaisquer outras organizações representativas do sector e parceiros sociais estabelecidos a nível europeu.
O COGECA representa os interesses europeus, gerais e específicos, de cooperativas agrícolas, de silvicultura, das pescas, do sector agroalimentar, entre outros, e contribui para o desenvolvimento das cooperativas em geral, tentando influenciar as decisões que afetam as atividades das cooperativas agrícolas por lobbyingjunto das instituições públicas da UE e outras organizações internacionais.