OBOR é o acrónimo inglês para a expressão "One Belt, One Road”, que se refere à estratégia do Presidente chinês Xi Jinping também conhecida como "nova rota da seda”.
A 14 e 15 de maio de 2017, em Pequim, a liderança chinesa lançou uma estratégia de investimentos numa Cimeira virada para a Globalização que reuniu mais de 1.000 pessoas, representando cerca de 100 países. Três dezenas de Chefes de Estado e de Governo marcaram presença.
Durante os 2 dias, cerca de 270 acordos comerciais foram assinados envolvendo 68 países. O montante global dos investimentos ascendem a um bilião de dólares, tendo a China prometido injetar 124.000 milhões de dólares suplementares (além do que já tinha assegurado e do investimento garantido pelo Banco Asiático de Investimento entre outros parceiros).
Quando Trump abandonou o TTP (o Partenariado Trans-Pacífico) defendido por Obama para isolar a China, deixou o terreno livre à iniciativa chinesa cuja liderança apregoa hoje as virtudes da globalização quando a liderança norte-americana parece fechar-se num discurso protecionista ultrapassado.