Euroogle
App Euro Ogle
     
TE PCS DC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
Rede Europeia Anti-Pobreza

A Rede Europeia Anti-Pobreza conhecida pela sigla anglófona EAPN (European Anti Poverty Network) integra redes nacionais, regionais e locais de ONGs e organizações europeias que têm como objectivo colocar a luta contra a pobreza no topo da agenda da UE e assegurar a cooperação ao nível da União com vista à erradicação da pobreza e da exclusão social.

 

Os membros da EAPN estão envolvidos em diversas actividades destinadas a combater a pobreza e a exclusão social, incluindo actividades de educação e formação, prestação de serviços e actividades destinadas à participação e capacitação de pessoas em situação de pobreza e exclusão social.

 

A EAPN tem estatuto consultivo junto do Conselho da Europa e é membro fundador da Plataforma Social (europeia das ONGs).

 

A criação de uma Rede Europeia Anti-Pobreza tem como origem a preocupação da Comissão Europeia perante o aumento dos fenómenos da pobreza e da exclusão social na Europa no final dos anos 80. A Comissão Europeia solicitou às Organizações Não Governamentais de Solidariedade Social, que se organizassem e constituíssem um grupo de pressão, de modo a imprimirem uma maior eficácia nas ações destinadas ao combate à pobreza e à exclusão social.

 

Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN, em 2018, integrava 31 Redes Nacionais e as seguintes Organizações Europeias: AGE Platform Europe (AGE), ATD Fourth World, BABELEA, Caritas Europa, EMMAUS Europe, Dynamo International, Eurochild, EURODIACONIA, European Consumer Debt Network (ECDN), European Federation of National Organisations Working with the Homeless (FEANTSA), European Federation of Food Banks(FEBA), European Federation for Street Children (EFSC), European Network against Racism (ENAR), International Association of Charities (AIC), International Federation of Social Workers (IFSW), Mental Health Social Exclusion Europa (SMES Europa), Platform for International Cooperation on Undocumented Migrants(PICUM) e Salvation Army.

 

Em Portugal, por decisão dos doze membros que representaram Portugal na Assembleia Constituinte da EAPN e pela necessidade de dotar a rede nacional de estabilidade jurídica para poder intervir, foi criada uma Associação de Solidariedade Social que passou a ser designada de Associação REAPN- Rede Europeia Anti- Pobreza/Portugal. A partir de 2011, esta Organização passou a designar-se por EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação.

 

A acção da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais.

(última alteração: Agosto de 2018)
Se quiser melhorar este dicionário:
Download App Euro Ogle Download App Euro Ogle