Euroogle
GEPSD PCS IFSC
TE PCS IFSC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
Adenauer, Konrad

Konrad Adenauer (1876-1967) é considerado um dos Pais da Europa comunitária e o político alemão mais prestigiado do século XX.

Nasceu em Colónia, estudou Direito em Friburgo, Bona e Berlim, e Economia em Munique. Obteve o diploma de Direito em Berlim em 1901. Foi presidente da Câmara de Colónia (Oberbürgermeister) de 1917 a 1933.

Durante a República de Weimar (1919-33), Adenauer foi um dos políticos mais influentes na Alemanha. Durante o nazismo (1933-45), foi demitido de presidente da Câmara de Colónia e banido da cidade. Em 1934 viria a ser preso pela Gestapo, voltando de novo à prisão em 1944, na sequência de um dos atentados falhados contra Hitler.

Aos 69 anos, foi restabelecido na presidência da Câmara de Colónia pelas autoridades militares americanas, mas poucos meses depois voltou a ser demitido, agora pelo poder de ocupação britânico que se atrevera a criticar.

Católico militante, foi durante toda a vida um activista político do centro e da democracia-cristã.

Nas suas Memórias, define assim a economia social de mercado, o coração da doutrina marcante e original que teorizou e aplicou com o seu ministro Ludwig Erhard e que viria a constituir no essencial o mais bem-sucedido modelo económico e social da Europa Ocidental na segunda metade do século xx:

"Trata-se duma concepção ligada ao social, de uma economia em que os resultados do trabalho de homens livres e capazes são harmonizados numa ordem que assegura a todos o máximo de proveito económico e de justiça social. Esta ordem obtem-se por meio da liberdade e do empenho, que aí se exprimem por uma autêntica emulação e pelo controlo independente dos monopólios."

Em 1949, em resultado das primeiras eleições livres da República Federal da Alemanha (RFA), aos 73 anos, tornou-se o primeiro chanceler alemão depois da Segunda Grande Guerra (de 1949 a 1953 e sucessivamente até 1963). Sob a sua orientação, a República Federal da Alemanha adere ao Conselho da Europa em 1951 e à OTAN em 1955, e torna-se membro liderante e fundador da CECA, da CEE e do Euratom.

Konrad Adenauer marcou indelevelmente a história da Alemanha e da Europa pelas suas ideias, pela exemplaridade do seu comportamento e por uma acção política orientada para a defesa dos mais elevados valores morais.

 

(última alteração: Novembro de 2015)
Co-Autor(es): Miguel Seabra
Se quiser melhorar este dicionário: