Euroogle
GEPSD PCS IFSC
TE PCS IFSC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
AIDC (Associação Internacional de Desenvolvimento) > Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)

O Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) foi criado a 27 de Dezembro de 1944, no seguimento da ratificação internacional dos acordos na Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas de Julho de 1944 em Bretton Woods (New Hampshire, EUA). É uma das cinco instituições que compõem o Grupo Banco Mundial, formado por:

• BIRD;

• AID (Associação Internacional de Desenvolvimento) – A instituição do Banco Mundial que tem como missão a redução da pobreza. A assistência da AID concentra-se nos países mais pobres, aos quais proporciona empréstimos sem juros e outros serviços.

A AID depende das contribuições dos seus países-membros mais ricos (onde cabem também alguns países em vias de desenvolvimento) para reunir a maior parte dos seus recursos financeiros;

• CFI (Corporação Financeira Internacional) – Promove o crescimento no mundo em desenvolvimento mediante o financiamento de investimentos do sector privado e a prestação de assistência técnica e de assessoria a governos e empresas. Em parceria com investidores privados, a CFI tanto concede empréstimos como participa como accionista em projectos nos países em desenvolvimento;

• AMGI (Agência Multilateral de Garantia de Investimentos) – Ajuda a estimular investimentos estrangeiros nos países em desenvolvimento através de garantias a investidores estrangeiros contra prejuízos causados por riscos não comerciais. A AMGI também proporciona assistência técnica para ajudar os países a divulgarem informações sobre oportunidades de investimento;

• CIADI (Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos) – Proporciona instalações para a resolução de disputas referentes a investimentos entre investidores estrangeiros e os seus países anfitriões, mediante conciliação ou arbitragem.

Em conjunto, a AID e o BIRD formam o Banco Mundial.

O BIRD foi criado com o objectivo de financiar a reconstrução dos países que tinham sofrido com a Segunda Guerra Mundial.

Actualmente, a sua principal missão é a luta contra a pobreza, através do financiamento e da concessão de empréstimos aos países em desenvolvimento.

O BIRD concede empréstimos e assistência ao desenvolvimento a países com níveis médios de rendimento e com bons antecedentes de crédito. Neste quadro, o BIRD apoia o desenvolvimento social e humano a longo prazo que os credores privados não financiam; apoia os credores em tempos de crise, de forma a evitar resgate de financiamento a populações afectadas; promove políticas estratégicas e reformas institucionais estruturantes, como as relativas ao combate à corrupção; cria clima de investimento favorável, garantindo retornos de capital; facilita o acesso ao mercado financeiro aos países em dificuldades com acesso ao crédito.

O BIRD consegue reunir grande parte dos seus fundos através da venda de títulos nos mercados internacionais de capital que são, em geral, considerados seguros e rentáveis pelos investidores (devido à reputação do BIRD). Contudo, a actividade do BIRD alarga-se à oferta de produtos financeiros (empréstimos, garantias e gestão de risco) e a serviços de aconselhamento técnico aos países.

O funcionamento do BIRD é garantido por quotizações definidas e reguladas pelos países-membros. O poder de voto de cada país-membro está vinculado às suas subscrições de capital, que por sua vez se baseiam na dimensão económica relativa de cada país. O Conselho de Administração do BIRD é formado por 25 membros, dos quais cinco são designados e 20 são eleitos em representação dos 188 países-membros.

(última alteração: Novembro de 2015)
Co-Autor(es): André Machado
Se quiser melhorar este dicionário: