O atual presidente do Partido Popular Europeu (PPE) é um agricultor alsaciano, com formação académica e uma intensa carreira associativa e política.
Nasceu em Estrasburgo em 1947, numa quinta agrícola familiar, e esteve desde sempre ligado à representação associativa, profissional e política a nível local, nacional e europeu. Mantém a exploração direta de uma unidade de 75 hectares, dedicada à criação de gado e cultura de cereais.
Foi presidente da Câmara de Pfettisheim (1989-2001), presidente de várias associações e organizações económicas de agricultores e criadores de gado, membro do Conselho Económico e Social e foi deputado ao Parlamento Europeu de 1999 a 2014
Em 2004 foi eleito presidente da poderosa Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu, onde construiu uma imagem de autoridade baseada numa enorme capacidade de abertura e diálogo, aliada a um conhecimento rigoroso dos assuntos.
Em janeiro de 2007, Joseph Daul foi eleito presidente do grupo do PPE-DE, o maior grupo político do Parlamento Europeu. Próximo de Nicolas Sarkozy, ao lado de quem tem militado no partido UMP, Daul teve um protagonismo político apreciado na aproximação de Sarkozy às iniciativas e teses pró-europeias do Partido Popular Europeu. Reeleito em 2009 e 2011, Daul manteve-se presidente do Grupo até 2013.
Joseph Daul é um político pragmático. Definiu como primeiro objetivo da sua presidência a reivindicação dum maior grau de representação democrática no processo legislativo e de decisão da União, defendendo o reforço dos poderes do Parlamento Europeu e uma maior participação dos parlamentos nacionais nos assuntos europeus.
Daul foi eleito, em 12 de novembro de 2013, Presidente do Partido Popular Europeu, sucedendo a Wilfried Martens. Nestes anos, o Presidente do PPE tem procurado dialogar com os chefes de Estado e de Governo europeus do PPE para a procura de soluções comuns para ultrapassar a crise económica e financeira.