A Europeana é uma biblioteca digital composta por obras e informações de bibliotecas, museus e arquivos europeus, visando permitir o livre acesso aos livros, pinturas, filmes, espólios de museus e arquivos que foram digitalizados em toda a Europa. Actualmente, detém cerca de 54 milhões de itens de mais de mil organizações, disponibilizando o acesso a milhões de obras representativas da riqueza e diversidade cultural da Europa. Financiada pela Comissão Europeia, a biblioteca digital Europeana foi inserida na iniciativa i2010, no contexto do programa eContentplus. Hoje em dia, este projecto está integrado no Mecanismo Interligar a Europa (Connecting Europe Facility – CEF).
A Europeana promove um conjunto de exposições online que permitem reunir várias obras sobre a mesma temática que estão expostas ou depositadas por toda a Europa. Cria-se, assim, um autêntico museu virtual paneuropeu, numa plataforma digital.
Além disto, a Europeana compreende um blog em que, de forma mais interactiva, dá a conhecer ao público obras menos conhecidas que compreenda no seu espólio. Está, também, presente nas principais redes sociais online.
A Europeana, criada em novembro de 2008 (protótipo) e lançada em fevereiro de 2009, reúne obras que vão do Louvre ou da British Library aos arquivos e museus municipais dos Estados-Membros, ao mesmo tempo em que compreende dimensões tão diferentes como a pintura (os quadros "Mona Lisa” de Da Vinci ou "Rapariga com brinco de Pérola” de Vermeer, por exemplo), a música (toda a obra de Mozart, por exemplo) ou a ciência (obra completa de Isaac Newton, por exemplo).
Além desta função de divulgação do património cultural europeu, a Europeana inclui também ferramentas de pesquisa para investigadores e funciona como plataforma de comunicação e partilha de boas práticas entre as estruturas que a compõem.