O "Kangaroo Group” é um fórum de debate sobre as políticas europeias, que reúne informalmente, com epicentro no Parlamento Europeu, personalidades políticas, deputados e executivos, altos funcionários europeus, altos quadros do mundo empresarial e ativistas sociais.
Foi criado em 1979, à volta dos deputados europeus Karl von Wogau (PPE) e Dieter Rogalla (PSE).
Chamaram-lhe "Canguru” porque, para estes deputados europeístas, a questão fulcral, que necessitava debate e ação, era a construção dum mercado interno sem fronteiras e o animal parecia apropriado para representar o movimento necessário, pelos seus curtos mas decididos e imparáveis saltos em frente transportando na bolsa as riquezas fundamentais, num espírito de liberdade e elasticidade capaz de vencer todos os obstáculos. "Liberdade de movimento e segurança” é hoje a sua divisa.
O Grupo Canguru coexistiu com o "grupo do crocodilo”: foram criados em datas próximas, alguns dos deputados pertenceram a ambos, e representam a esquematização de duas vias para um mesmo objetivo europeísta: no segundo, a construção europeia vista como um sofisticado plano de arquitetura constitucional; do lado do primeiro, vista como um mecanismo de solução de problemas práticos mas grandemente influentes para a vida dos cidadãos.
O mercado interno e políticas favoráveis à atividade das empresas continuam a ser os temas centrais das iniciativas de debate que animam o Grupo Canguru, para quem os progressos na construção europeia dependem do êxito de projetos que os cidadãos constatem ter efeitos positivos nas suas condições de atividade e de vida.