O Movimento Europeu é uma organização internacional não governamental que visa promover a construção da Europa segundo um modelo federal.
As origens do movimento remontam ao imediato após a segunda guerra mundial. São várias as associações e movimentos britânicos e franceses de vocação internacional que se reclamam ou são reclamados como percursores do Movimento Europeu. Entre eles, o "United European Movement», a «La Ligue européenne de coopération économique» (LECE), a «Union européenne des Fédéralistes» (UEF) e a «Union parlementaire européenne» (UPE) que, em 1947, tomaram o nome de «The Joint International Committee for European Unity».
Um congresso reunido na cidade de Haia em maio de 1948, organizado pelo «International Committee of the Movements for European Unity” reuniu em torno de Winston Churchill, personalidades de vários países e várias tendências políticas para discutir sobre a organização da Europa unida. Konrad Adenauer, Harold Macmillan, François Mitterrand, Paul-Henry Spaak e Altiero Spinelli estiveram presentes no congresso.
O Movimento Europeu viria a ser fundado em 25 de outubro de 1948. Duncan Sandys, genro de Winston Churchill, foi o primeiro presidente. Define-se como uma organização internacional aberta a todas as tendências políticas, económicas, sociais e culturais da sociedade civil. Léon Blum, Winston Churchill, Alcide De Gasperi e Paul-Henri Spaak foram designados como presidentes honorários.
O objectivo principal do movimento é a constituição duma rede de personalidades influentes nas áreas política, cultural e social, capazes de promover e dirigir o debate sobre as questões da integração europeia. Está activo em 39 países onde dispõe de "conselhos nacionais” e federa 33 associações.
A influência do Movimento Europeu mede-se pelo prestígio dos seus membros. As suas acções de campanha em favor da eleição directa do Parlamento Europeu, dos avanços da Acto Único Europeu, do tratado de Maastricht e da constituição europeia marcaram os momentos de maior visibilidade do movimento.
José Conde Rodrigues é o Presidente do Movimento Europeu em Portugal. Jo Leinen, deputado ao Parlamento Europeu desde 1999, preside o Movimento Europeu internacional, desde 2011.