O Tratado da União Europeia reconhece a importância dos partidos políticos ao nível europeu, considerando-os um importante fator para a integração europeia, um contributo para a formação duma consciência europeia e para a expressão da vontade política dos cidadãos da União.
A maior parte dos partidos políticos nacionais em cujas listas são eleitos os deputados que integram o Grupo do PPE pertencem ao Partido Popular Europeu (PPE), o primeiro partido político formado a nível europeu. O PSD e o CDS-PP são membros do PPE.
O Partido Popular Europeu foi fundado em 1976. Resulta da abertura dos partidos da UEDC (União Europeia das Democracias Cristãs) a partidos políticos reformadores do centro e da direita, no momento em que, numa nova etapa da construção europeia, o Parlamento Europeu ia ser eleito, pela primeira vez, por sufrágio universal e direto.
O PPE defende uma União Europeia baseada no princípio da subsidiariedade, da economia social de mercado e do respeito das liberdades democráticas e dos direitos humanos. Konrad Adenauer, Robert Schuman e Alcide De Gasperi, pais fundadores da Europa, constituem a referência comum, no seu legado histórico e no ideário informador da sua ação política.
No início da Legislatura, em 2014, O PPE reunia oitenta partidos políticos nacionais, representando quarenta países. Dezassete chefes de Estado e de governo, sendo onze de países da União Europeia, e catorze comissários europeus (incluindo o Presidente Jean-Claude Juncker).
O órgão máximo do Partido é o Congresso, que reúne todos os três anos. A Presidência do PPE é o órgão executivo que toma as decisões estratégicas. Marcelo Rebelo de Sousa (1996-1999), José Manuel Durão Barroso (1999-2004), Alberto João Jardim (2004-2006) e Mário David (2006-2014) foram Vice-Presidentes. José Manuel Durão Barroso (por inerência do cargo de Presidente da Comissão Europeia) foi igualmente Vice-Presidente do PPE. Paulo Rangel é actualmente um dos Vice-Presidentes do PPE. O Presidente do PPE, desde 2012 é Joseph Daul, antigo membro do Parlamento Europeu e presidente do Grupo PPE no PE.
Antecedendo as reuniões do Conselho Europeu, os Chefes de Estado e de Governo e os Presidentes dos partidos pertencentes ao PPE reúnem-se numa «Cimeira do PPE» a fim de alinharem com mais rigor as respetivas opiniões, em preparação dos debates sobre os pontos inscritos na ordem do dia do Conselho Europeu. O Presidente do Parlamento Europeu, o Presidente da Comissão Europeia e o Presidente do Conselho Europeu, quando membros de partidos filiados no PPE, participam nestas reuniões.