O Serviço Voluntário Europeu (SVE) é um programa de voluntariado europeu ao abrigo do Programa Juventude em Ação criado no período 2007-2013 e que vigora em 2014-2020 (inserido, também, no program Erasmus+) cujos objetivos são desenvolver a solidariedade e a tolerância, fomentar a cidadania e a participação ativa e promover a compreensão mútua entre os jovens.
O SVE é um serviço de aprendizagem essencialmente a nível não formal (aquisição de novas competências a nível pessoal, educacional, social e profissional, aprendizagem de novas línguas e a descoberta de novas culturas) que permite aos jovens levar a cabo serviço de voluntariado com uma duração de até 12 meses num país que não o seu país de residência.
Podem participar no programa todos os jovens entre os 17 e os 30 anos.
Um projeto do SVE pode ter incidência em áreas bastante variadas, tais como, cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, proteção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, etc. Estão excluídas intervenções de alto risco em situações de imediato pós-crise (por exemplo, ajuda humanitária, assistência imediata em caso de catástrofe, etc.).
Integram o SVE todos os Estados-Membros da UE mais a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Turquia. Além desses, o SVE compreende também ações nos países vizinhos da UE.
2011 foi o Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Ativa.