A biodiversidade corresponde à variedade de natureza viva na Terra. Na UE existe um compromisso de travar a perda de biodiversidade até 2020.
Ao longo dos últimos 25 anos foi construída uma vasta rede com cerca de 26.000 áreas protegidas abrangendo todos os Estados-Membros e uma área total de mais de 850.000 km², representando aproximadamente 18% da área total da UE. Esta vasta rede de zonas especiais de proteção, conhecida como a Rede Natura 2000, que corresponde à maior rede de áreas protegidas no mundo, é um testemunho da importância que a UE atribui à biodiversidade.
Dado que é um conceito amplo, a proteção da biodiversidade é um objetivo que perpassa por várias políticas europeias de cariz ambiental:
• No âmbito da conservação dos recursos naturais, através da criação e implantação da rede Natura 2000, da proteção de certas espécies vulneráveis, da aplicação de instrumentos como a diretiva-quadro sobre a água e do desenvolvimento de ações internacionais e luta contra as alterações climáticas.
• No âmbito da agricultura, através do reforço da conservação dos recursos genéticos com valor alimentar, e da promoção de boas práticas agrícolas que permitam preservar a diversidade genética e reduzir a poluição.
• No âmbito das pescas, através do incentivo das práticas favoráveis à conservação e à utilização sustentável dos recursos piscícolas, bem como das práticas com incidência limitada nos ecossistemas costeiros e marinhos, e do reforço da proteção das zonas aquáticas de especial interesse ecológico.
• No âmbito da política florestal, através de uma gestão das florestas que não prejudique a diversidade biológica nem a qualidade ecológica das zonas em causa.
• No âmbito da energia e transportes, através da luta contra a acidificação e as alterações climáticas, e da identificação das melhores fontes de energia.