O 112 é o número de emergência europeu (ou número SOS) para situações de emergência: ambulância, incêndios, acidentes com meios de transporte, etc. Este número é válido tanto para a rede fixa como para a rede móvel, em todos os países da União Europeia. O 112 é um serviço gratuito.
O número de emergência europeu 112 foi introduzido em 1991 para complementar os números de emergência nacionais e tornar os serviços de emergência mais acessíveis em todos os Estados-Membros da UE. Desde 1998, as regras da UE exigem que os Estados-Membros assegurem que todos os utilizadores de telefones fixos e móveis possam telefonar gratuitamente para o 112. Desde 2003, os operadores de telecomunicações devem disponibilizar aos serviços de emergência os dados sobre a localização da pessoa que efetua a chamada.
Há ainda aspetos a melhorar, tais como a capacidade dos centros de chamadas 112 para comunicarem em mais do que uma língua ou a disponibilidade de serviços de interpretação. Dezassete países da UE declararam estar em condições de atender as chamadas em línguas de outros países da União. Um relatório de 2014 revela, ainda, a necessidade de melhorar os sistemas de localização das chamadas e incrementar boas práticas para o acesso de pessoas com deficiência ao número de emergência.
O 112 não substitui os números de emergência já existentes em cada país. Na maioria dos países, funciona em paralelo com os números nacionais de emergência. Todavia, Portugal, a Dinamarca, a Finlândia, os Países Baixos, a Suécia, Malta e a Roménia optaram pelo 112 como número de emergência principal.
O dia 11 de fevereiro (11/2) foi declarado como o Dia do Número de Emergência Europeu, de forma a sensibilizar os cidadãos para a correta utilização do número e a sua importância para a segurança das populações.