O Ecall é um sistema de segurança rodoviária, que em caso de um sinistro automóvel, efetua de modo automático uma ligação direta para o Serviço de Emergência Europeu -112 através de sensores instalados no veículo o que permite que mesmo que todos os passageiros estejam sem sentidos, os serviços de emergência sejam de imediato ativados.
Ao ser ativado, o sistema estabelece uma ligação audio com o centro apropriado de chamadas de emergência, enviando ao mesmo tempo pormenores específicos sobre o acidente como por exemplo a localização do veículo, a hora exata do sinistro, o sentido em que circula na estrada, o n.º de passageiros transportados no veículo, etc.
Os dados recebidos permitirão aos serviços de emergência prestar socorro mais rapidamente às vítimas, salvando deste forma muitas vidas humanas. Está provado nos indicadores da Proteção Civil que a rapidez da ajuda permite reduzir o indíce de mortalidade.
A partir de 31 de março de 2018 todos os novos modelos de automóveis de passageiros e veículos comerciais serão obrigados a ter instalado este dispositivo.
O eCall é:
• gratuito;
• obrigatório;
• fiável;
• funciona em todos os Estados-Membros;
• cumpre as regras sobre privacidade e proteção de dados;
• assenta numa plataforma interoperável, segura e de livre acesso a novas aplicações ou serviços que possam advir da era digital.
Há muito que o Parlamento Europeu defendia a necessidade de se implementar o sistema eCall tendo sido várias as resistências por parte da indústria automóvel. O Regulamento foi aprovado em abril de 2015 pelo Parlamento Europeu, tendo o eurodeputado Carlos Coelho sido o responsável no PPE. O Regulamento estabelece os requisitos gerais para a "homologação CE” de veículos no que se refere ao sistema eCall.
O eCall representa um grande passo na segurança rodoviária e na proteção civil.