Jean-Claude Juncker (Redange, 9 de dezembro de 1954) é o atual Presidente da Comissão Europeia (legislatura 2014-2019). Tomou posse a 1 de novembro de 2014, depois de ter sido indicado pelo Conselho Europeu e eleito pelo Parlamento Europeu (julho de 2014), que também aprovou a sua Comissão (outubro de 2014). Juncker foi o primeiro presidente da Comissão Europeia a ser designado de acordo com as regras do Tratado de Lisboa que estabelecem o resultado das eleições para o Parlamento Europeu como indicador para a designação do Presidente da CE. Assim, foi com naturalidade que Juncker, candidato do Partido Popular Europeu (PPE), foi escolhido, depois do partido ter logrado vencer as eleições, obtendo o maior número de deputados.
O Presidente Juncker, de nacionalidade luxemburguesa e democrata-cristão, pertence ao Partido Popular Social Cristão (CSV) desde 1974, partido que liderou e pelo qual foi eleito Primeiro-Ministro do Luxemburgo em 1995. Manteve-se no cargo durante 18 anos, até 2013. Durante estes anos, exerceu também as funções de Presidente do Eurogrupo, entre 2004 e 2013, por acumular a tutela das finanças do governo luxemburguês com a sua liderança política. Na qualidade de Primeiro-Ministro do Grão-Ducado do Luxemburgo, exerceu, também, por duas vezes, a presidência rotativa do Conselho de Ministros da União Europeia, no segundo semestre de 1997 e no primeiro semestre de 2005.
Jean-Claude Juncker é o 13.º presidente da Comissão Europeia e tem mandato com final previsto para 31 de outubro de 2019. No início do seu mandato como Presidente da Comissão, Juncker deu particular destaque à necessidade de estimular o crescimento económico e a criação de emprego. Com esse objetivo, defendeu a criação de um mecanismo de estímulo ao investimento, que viria a ser lançado como Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), conhecido como "Plano Juncker”.