Euroogle
GEPSD PCS IFSC
TE PCS IFSC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
Acções Marie Sklodowska-Curie

As Acções Marie Curie (designadas Acções Marie Sklodowska-Curie desde 2014, ano em que foram integradas no Programa Horizonte 2020) são um instrumento do Programa Horizonte 2020 destinadas ao apoio à formação e ao desenvolvimento de carreiras profissionais na área de investigação científica. O principal objectivo destas Acções é a promoção da excelência da investigação e da ciência europeias em todos os domínios, através do financiamento da mobilidade internacional e intersectorial dos cientistas.

 

As bolsas concedidas ao abrigo das Acções Marie Curie incentivam a mobilidade transnacional intersectorial e interdisciplinar de investigadores em todas as fases da carreira: desde doutorandos (o objectivo é tornar estas Acções no principal programa europeu de suporte à formação ao nível do terceiro ciclo, com o apoio a mais de 25.000 doutoramentos) a investigadores de carreira mais antigos.

 

O objecto destas acções concentra-se na promoção da mobilidade internacional para a adopção de novas competências pelos investigadores participantes. Contudo, pretende-se apoiar igualmente o contacto entre a investigação científica pura com outros sectores sociais, designadamente a indústria.

 

A Noite Europeia dos Investigadores (NIGHT) é um conjunto de eventos públicos organizados à escala europeia na última sexta-feira de Setembro. Esta iniciativa, que inclui debates entre investigadores, professores universitários, agentes económicos, políticos e sociais e momentos de contacto entre profissionais da Ciência e população em geral é um dos projectos mais emblemáticos das Acções Marie Curie. Contudo, existem quatro tipos de Acções principais:

  • Redes de Investigação: apoio a redes internacionais de formação de investigadores.

  • Bolsas Individuais: apoio à mobilidade internacional de investigadores de carreira.

  • Intercâmbio de pessoal de investigação e inovação: apoio à cooperação internacional e intersectorial das instituições de investigação científica.

  • Co-financiamento de programas regionais, nacionais e internacionais de financiamento de bolsas de formação em investigação.

(última alteração: Maio de 2017)
Se quiser melhorar este dicionário: