As instituições europeias são instituições públicas e abertas aos cidadãos. As mesmas facultam inúmeras oportunidades profissionais, nomeadamente, estágios para os mais jovens.
Participar num programa de estágios num dos organismos oficiais da União Europeia é, provavelmente, a melhor forma de conhecer o funcionamento das instituições, adquirir uma experiência profissional reconhecida, assim como contribuir diretamente no projeto europeu.
Uma vez que se trata de um desafio internacional, num meio multicultural, o conhecimento de, pelo menos, uma segunda língua como o inglês, francês ou alemão é um requisito.
Praticamente todos os organismos europeus dispõem de um programa de estágios, no entanto é no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia que existem mais oportunidades.
Estágios no Parlamento Europeu (PE) :
• Estágios Robert Schuman : São estágios renumerados nos serviços da instituição PE. As 600 vagas anuais distribuem os estagiários por diferentes departamentos, consoante a sua área de estudos, trata-se de um estágio apartidário.
• Estágios em grupos parlamentares : Os estágios nos grupos parlamentares permitem aos selecionados facultarem apoio, em diferentes áreas, ao staff do grupo. O processo de seleção é da competência de cada grupo político, tal como a distribuição de tarefas e a renumeração. As informações relativas a estes estágios encontram-se nos websites dos respetivos grupos políticos.
• Estágios em gabinete de deputados: Esta vertente de estágio permite uma maior proximidade ao trabalho desenvolvido pelos eurodeputados e pode-se prolongar até um período de 12 meses. No entanto, são os próprios deputados que definem toda a circunstância dos estágios, como a duração, a renumeração e as responsabilidades atribuídas.
Estágios na Comissão Europeia:
• Estágios Blue Book : É um estágio renumerado que tem a característica de ser apartidário, muito reconhecido profissionalmente e de conter uma relevante possibilidade de contratação. Realiza-se em dois períodos diferentes, de outubro a março e de março a junho. As cerca de 1.300 vagas são preenchidas por jovens licenciados das mais diversas áreas, que são distribuídos pelas diferentes direções gerais dentro da Comissão, tal como por algumas agências executivas.
Apesar de a maioria das oportunidades de estágio ser direcionada para jovens com um diploma, existem alguns programas de estágios específicos que podem ser feitos enquanto alunos de uma instituição do Ensino Superior.