O Sistema Estatístico Europeu (SEE) é uma parceria entre a autoridade estatística comunitária, (Eurostat), e os institutos nacionais de estatística (INE) e outras autoridades nacionais responsáveis em cada Estado-Membro pelo desenvolvimento, produção e divulgação de estatísticas europeias. Esta parceria também inclui os países do Espaço Económico Europeu e da EFTA.
Os Estados-Membros recolhem dados e compilam estatísticas para fins nacionais e comunitários. O SEE funciona como uma rede em que o papel do Eurostat é prosseguir o objectivo de harmonizar as estatísticas, em estreita cooperação com as autoridades estatísticas nacionais.
O Eurostat, juntamente com os representantes das autoridades estatísticas nacionais competentes, desenvolve propostas de recolha de dados novos ou actualizados e prepara novas metodologias estatísticas. Pode levar anos de discussões intensivas e ajustes finos para garantir que todos os pontos de vista dos Estados-Membros sejam levados em consideração e a melhor solução para todo o Sistema Estatístico Europeu seja encontrada.
Após se chegar a um Acordo as propostas são submetidas ao Comité do Sistema Estatístico Europeu, que é mais alta a autoridade do SEE. É composto pelos Chefes dos INE dos Estados-Membros e é presidido pelo Director-Geral do Eurostat.
O SEE também coordena o seu trabalho com os países candidatos à União, com outros serviços da Comissão Europeia, Agências, o Banco Central Europeu e organizações internacionais como a OCDE, as Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.