Em 2002, a UE lançou o domínio de topo .eu, com vista a garantir uma visibilidade própria na Internet, oferecer uma maior escolha de nomes de domínio aos utilizadores europeus e, finalmente, favorecer o desenvolvimento do comércio eletrónico no Mercado Interno. O domínio .eu não substituiu os que já existem na UE (por exemplo, o .pt para Portugal), funcionando antes como um complemento.
A EURid (European Registry for Internet Domains), organização sem fins lucrativos, foi escolhida, após concurso público, como responsável para a exploração do domínio.eu, recebendo os pedidos de registo de nomes de domínios solicitados por empresas, organizações e pessoas singulares estabelecidas ou residentes na União. Os registos são outorgados de acordo com o princípio do atendimento por ordem de chegada, recorrendo a mecanismos de resolução extrajudicial em caso de litígio. Através da sua inscrição junto da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), o domínio de topo .eu integra o sistema mundial dos nomes de domínio Internet.
Numa primeira fase reservada aos organismos públicos e profissionais, o domínio .eu encontra-se aberto desde 2006 a qualquer residente na UE (cidadãos, associações, escolas, PME). Atualmente, também os cidadãos e instituições da Islândia, Liechtenstein e Noruega podem registar um domínio .eu. Em 2014 estavam registados cerca de 4 milhões de domínios .eu, facto que demonstra o êxito da iniciativa.