Acordos de Parceria e de Cooperação entre a União Europeia e Estados terceiros visam estabelecer as bases de relações económicas qualitativamente novas, alicerçadas na economia e no respeito dos princípios democráticos, estabelecendo um diálogo político permanente envolvendo vários domínios.
Vários acordos deste tipo foram estabelecidos, designadamente com a Rússia, a Ucrânia, outros Estados independentes da ex-União Soviética e muitos outros países terceiros.
Os Acordos de Parceria e Cooperação são normalmente acordos mistos com uma validade de 10 anos.
A título de exemplo, a União Europeia estabeleceu uma parceria com a Ásia do Sudoeste (ANASE), bem como acordos de parceria e cooperação com os países-membros da Associação de Cooperação Regional da Ásia do Sul. Podem ainda referir-se, neste contexto, o estabelecimento de uma parceria económica transatlântica com vista a alargar a cooperação multilateral e bilateral e lançar ações comuns na área do comércio e do investimento com os Estados Unidos da América, a parceria entre a UE e o Canadá, cuja agenda foi adotada em 18 de março de 2004, e a Parceria Euromediterrânica no âmbito da Declaração de Barcelona, atualmente União para o Mediterrâneo e que reúne os Estados-Membros da União Europeia e países terceiros mediterrânicos.