A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) foi fundada em 1973 para defender os interesses dos trabalhadores europeus e para os representar junto das instituições europeias.
Representa 90 organizações sindicais de 39 países europeus e 10 federações sectoriais.
O seu principal objetivo consiste na promoção do Modelo Social Europeu, trabalhando para o desenvolvimento de uma Europa unificada de paz e de estabilidade, na qual os trabalhadores e suas famílias possam usufruir de direitos humanos e civis plenos e de um elevado nível de vida.
A CES defende uma União Europeia com uma dimensão social forte e um quadro macroeconómico equilibrado que tenha em consideração as necessidades e aspirações dos cidadãos europeus. Neste sentido, a CES participa na elaboração das políticas económicas e sociais ao mais alto nível, em colaboração com todos os órgãos da UE: Presidência, Conselho, Comissão Europeia e Parlamento Europeu.
A CES é um dos parceiros sociais europeus reconhecidos pela União Europeia, pelo Conselho da Europa e pela Associação Europeia do Comércio Livre (EFTA) como única organização sindical interprofissional representativa a nível europeu.