Criada em 1980, por iniciativa da Comissão Europeia, a Eurydice é uma rede institucional que recolhe, actualiza, analisa e difunde informações fidedignas e susceptíveis de comparação sobre as políticas e sistemas educativos em toda a Europa.
Tem por missão facultar aos decisores políticos e a toda a comunidade educativa informação e estudos que vão ao encontro das suas necessidades. Pondo em evidência as diferenças e as tendências comuns entre os sistemas educativos europeus, a Rede Eurydice contribui para melhorar as políticas educativas e enriquecer o debate sobre a educação na Europa.
O trabalho da Eurydice incide, sobretudo, na descrição factual da estruturação dos sistemas educativos na UE, compreendendo, por exemplo:
• Apresentações atualizadas sobre a organização do sistema de ensino de cada Estado-Membro;
• Produção de relatórios temáticos específicos sobre matérias de interesse para a comunidade educativa; e
• Elaboração de documentos comparativos de realidades práticas (como os horários e calendários escolares) para promoção do benchmarking.
Atualmente, a Eurydice tem obra publicada em 58 tópicos que compreendem matérias como os currículos de cada ciclo de estudos, o reconhecimento de competências, o ensino de línguas, a certificação de estudos, a educação vocacional ou a educação física.
A rede Eurydice é constituída por um núcleo europeu, sedeado em Bruxelas, e por unidades nacionais, instituídas pelos vários ministérios da educação, que procedem à recolha de dados e contribuem para a análise dos mesmos, divulgando-os às partes interessadas de cada país. Neste momento, a Eurydice tem a sua unidade de coordenação sedeada na Agência Executiva da UE para a Educação, Audiovisual e Cultura, em Bruxelas. Compreende, ainda, 42 unidades nacionais instituídas nos países participantes no programa Erasmus+: os 28 Estados-Membros, a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Antiga Repûblica Jugoslava da Macedónia, a Islândia, o Liechtenstein, o Montenegro, a Noruega, a Sérvia, a Suíça e a Turquia.
A Eurydice colocou à disposição dos seus utentes uma base de dados, única e pormenorizada (Eurybase) sobre todos os sistemas educativos cobertos pela rede. Cada dossier nacional desta base de dados compreendia determinadas secções, designadamente: a organização geral do sistema educativo, a administração geral do ensino, o ensino superior; professores e pessoal da educação, avaliação das instituições educativas e do sistema de ensino, a dimensão europeia e internacional da educação. Este regime de comparação continua nos seus relatórios anuais e os principais dados comparativos estão disponíveis no EDAC (European Data Center for Work and Welfare), em http://www.edac.eu/.
No quadro institucional da UE, a Eurydice colabora directamente com o Eurostat e o CEDEFOP, ao mesmo tempo que mantém uma relação próxima com o CRELL (Centro de Pesquisa para a Aprendizagem ao Longo da Vida) e com a Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação para crianças com necessidades especiais. Além disso, coopera com organizações internacionais como a OCDE, o Conselho da Europa e a UNESCO.
A Eurydice é financiada pelo programa Erasmus+.