Euroogle
App Euro Ogle
     
GEPSD PCS IFSC
TE PCS IFSC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
Luxemburgo

Oficialmente Grão-Ducado do Luxemburgo é um pequeno país encravado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha.

É um dos seis países fundadores da actual União Europeia, juntamente com a França, República Federal da Alemanha, Bélgica, Itália e Países Baixos.

No Luxemburgo encontra-se a sede do Tribunal de Justiça da União Europeia, do Tribunal de Contas Europeu e do Banco Europeu de Investimento.

Após a II Guerra Mundial, o Luxemburgo abandona a sua política de neutralidade e lança uma política de cooperação internacional nos domínios militar e económico. É neste contexto que adere à Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) à Comunidade Económica Europeia (CEE) e à Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom).

O Luxemburgo assegura então representação directa em todas as instituições da CECA e a sua capital é sede provisória das mesmas, nomeadamente da Alta Autoridade, do Comité Consultivo e do Tribunal de Justiça da CECA, situação que prevalece até 1965, por ocasião da assinatura do tratado de fusão das três Comunidades, perdendo-as em favor de Bruxelas, mas em contrapartida ganhando as sedes das instituições judiciais e financeiras supra-referidas.

A importância da siderurgia na economia luxemburguesa coloca, então, o país em posição destacada e estratégica entre os seis.

Ao longo do processo de construção europeia o Luxemburgo tem tido um papel relevante, apesar da sua pequena dimensão territorial e da reduzida população de apenas 502.066 habitantes (dos quais um terço são Portugueses).

O Luxemburgo é, também, a Terra Natal de um dos fundadores da União Europeia, Robert Schuman.

(última alteração: Outubro de 2017)
Se quiser melhorar este dicionário:
Download App Euro Ogle Download App Euro Ogle