Foi uma das ações do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (2007-2013) e é hoje, até 2020, um dos domínios de ação do Programa Erasmus+ para assinalar as atividades do Programa relacionadas para exclusivamente com o domínio da educação de adultos.
No âmbito do Erasmus+ e no que à Educação de Adultos diz respeito por via das Ações Chave 1 e 2 do programa fomenta a mobilidade de aprendizagem para o pessoal ligado à educação de adultos com vista a aumentar as competências-chave e capacidades essenciais do pessoal no domínio da educação de adultos através "missões de ensino/formação” e da "formação do pessoal”. Também para os aprendentes adultos existe a possibilidade de realizar "Missões de longo prazo de ensino ou formação”.
Neste domínio é dada especial atenção a projetos que tenham em vista as necessidades dos aprendentes adultos desfavorecidos (incluindo refugiados, requerentes de asilo e migrantes). As organizações podem neste domínio cooperar estrategicamente com vista à internacionalização da organização e aumento da sua capacidade.
O Grundtvig no Erasmus+, em particular nas parcerias estratégicas (AC2), tem os seguintes objetivos específicos:
• Melhorar e alargar a oferta de oportunidades de educação de elevada qualidade adaptadas às necessidades dos diferentes aprendentes adultos.
• Desenvolver e alargar as competências dos educadores de adultos.
• Desenhar e implementar prestações efetivas para melhorar as competências básicas (literacia, numeracia e digital) e competências chave de grupos adultos específicos que estão atualmente sem resposta.