Foi uma das ações do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (2007-2013) e é hoje, até 2020, um dos domínios de ação do Programa Erasmus+ para assinalar as atividades do Programa relacionadas exclusivamente com o domínio do ensino e formação profissional (EFP).
No âmbito do Erasmus+ e no que ao ensino e formação profissional diz respeito, por via das Ações Chave 1 e 2 do programa, é possibilitada a realização de estágios no estrangeiro por um período máximo de 12 meses e ainda várias oportunidades de mobilidade para pessoal em "Missões de Ensino/formação”.
Neste domínio é dada particular atenção a` necessidade de apoiar projetos que preparem os membros do pessoal em áreas como a formação dos filhos de refugiados, aulas interculturais, ensino de jovens na sua segunda língua, tolerância em sala de aula e diversidade.
O Leonardo da Vinci no Erasmus+, em particular nas parcerias estratégicas (AC2), tem os seguintes objetivos específicos:
• Promover a aprendizagem em contexto de trabalho em todas as suas formas, com especial atenção à formação centrada na aprendizagem, envolvendo parceiros sociais, empresas, prestadores de EFP, bem como estimulando a inovação e o empreendedorismo.
• Continuar a desenvolver os mecanismos que assegurem a qualidade em EFP.
• Continuar a desenvolver as competências chave nos currículos de EFP.
• Melhorar o acesso à formação e às qualificações para todos.