Euroogle
App Euro Ogle
     
TE PCS DC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
Representação Permanente

Cada Estado-Membro da União Europeia tem em Bruxelas uma Representação Permanente junto da UE (REPER), que defende os seus interesses nacionais juntos das instituições comunitárias.

Pode assim dizer-se que é a "Embaixada” dos Estados-Membros junto das instituições da UE. Dada a complexidade e vastidão das matérias que hoje são tratadas ao nível da UE, nestas Missões – chefiadas no caso português obrigatoriamente por um Embaixador do mais alto escalão da carreira diplomática (dito "full rank”) – trabalham dezenas de funcionários, diplomatas, técnicos e administrativos.

Os funcionários da REPER participam nos trabalhos do Conselho da UE, assistindo às reuniões de natureza técnica (Working Group), com a presença dos técnicos do Secretariado-Geral do Conselho assim como de funcionários das administrações nacionais.

Existem diferentes grupos de trabalho temáticos que efetuam trabalhos preparatórios para o COREPER. Enquanto alguns deles são constituídos temporariamente para se ocuparem de um tema específico, cerca de uma centena destes grupos exercem as suas atividades no âmbito de um determinado sector e reúnem-se periodicamente.

Depois desta primeira análise de natureza técnica, os assuntos são debatidos no COREPER (Comité dos Representantes Permanentes), que reúne os Chefes de cada REPER dos Estados-Membros, ou seja, os embaixadores de cada país junto da UE. Estes embaixadores (conhecidos por «representantes permanentes») reúnem-se semanalmente.

A REPER portuguesa está instalada num prédio de 7 andares bem perto dos edifícios que albergam as instituições europeias. Não é especialmente bonito, mas é prático.

(última alteração: Outubro de 2017)
Se quiser melhorar este dicionário:
Download App Euro Ogle Download App Euro Ogle