Durante a votação em sessão plenária, os Deputados ao Parlamento Europeu seguem, em princípio, a orientação do Grupo Político ao qual pertencem, conservando, todavia, o pleno direito de votar de acordo com a sua consciência e convicção política, podendo mesmo registar expressamente essa vontade em declaração de voto escrita.
Para melhor garantir a aprovação em plenário por parte dos membros de um Grupo Político, e assim, conseguir uma votação de sucesso, é utilizado um sistema que se designa por Whip system”. Através deste meio, os membros são informados acerca da intenção de voto em plenário, a Presidência do grupo é informada com antecedência acerca da presença e participação em plenário e o desempenho dos membros e das delegações nacionais no que respeita à votação em plenário é escrutinado em função do alinhamento (ou da falta dele) com as posições do grupo.
Para o efeito, é preparada por alguns grupos políticos, a partir da ordem de trabalhos em plenário, uma lista dos pontos sujeitos a votação ("Whip list”) de acordo com a importância dos votos, organizada em três categorias:
• 1 line whip: Categoria de votos da qual fazem parte relatórios não legislativos de importância normal. Os membros que assinaram a lista de presença devem participar na votação destes documentos.
• 2 line whip: Categoria que inclui os votos de todos os relatórios legislativos e não legistativos de importância política. A participação na votação destes relatórios é considerada obrigatória.
• 3 line whip: Categoria que inclui os votos em matérias de elevada importância política. A presença dos membros na votação destes documentos é absolutamente indispensável.