A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre alterações climáticas (UNFCCC) aborda cinco sectores considerados como fontes de emissões antropogénicas de gases com efeito de estufa. São eles os processos industriais, energia, agricultura, resíduos e LULUCF ("land use, land-use change and forestry activities”, ou "uso da terra, mudança no uso da terra e actividades florestais”).
A Convenção-Quadro reconhece a importância das actividades de LULUCF para alcançar a meta de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera e vários artigos do Protocolo de Quioto tomam providências para a inclusão do uso da terra, mudança no uso da terra e actividades florestais pelas partes como parte dos seus esforços de mitigação das alterações climáticas.
As actividades de LULUCF atravessam vários sectores do desenvolvimento económico, importante não só numa perspectiva de alterações climáticas, mas também em função das políticas de desenvolvimento, incluindo segurança alimentar, geração de energia e produção de madeira.