O Dia da Europa realiza-se a 9 de maio, porque nesta data, no ano de 1950, o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, apresentou a sua proposta relativa a uma organização da Europa, fundamentada na união do carvão e do aço, principalmente tendo em vista evitar qualquer nova guerra entre os povos europeus. Esta proposta, conhecida como «Declaração Schuman», é considerada o ato de nascimento da União Europeia. Por isso, o dia 9 de maio foi escolhido, todos os anos, como o Dia da Europa, ocasião para a realização de atividades e festividades que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os seus povos entre si.
A celebração deste dia, como símbolo do projeto de integração europeia, está prevista no Tratado de Lisboa, enquanto símbolo da União Europeia, na Declaração 52.
Atualmente, tornou-se tradição a abertura de portas das instituições europeias a todos os cidadãos, por ocasião da comemoração do Dia da Europa, designando-se essa iniciativa como "Dia de Portas Abertas”. Ao longo de um dia, qualquer cidadão pode visitar os edifícios, conhecer políticos e funcionários europeus e assistir a conferências sobre a União Europeia ou temas da atualidade global.