Euroogle
App Euro Ogle
     
TE PCS DC
Definição encontrada no Novo Dicionário de Termos Europeus
Relator Sombra

Parlamentar responsável pelo acompanhamento da preparação e votação de um relatório para o qual foi nomeado um membro da comissão parlamentar de um grupo político europeu diferente do relator-sombra. Não estando prevista no Regimento do PE, é uma função utilizada comummente pelos grupos políticos de maior dimensão.

Frequentemente aplanam-se divergências e constroem-se consensos em reuniões informais entre o deputado relator e os respetivos relatores-sombra.

Tal como os relatores, os relatores-sombra podem influenciar a opinião do grupo que representam ao introduzir a matéria e ao propor emendas. Embora o seu papel seja o de representar a opinião maioritária do seu grupo, conseguem formatá-la e condicioná-la com frequência.

O trabalho de relator-sombra é assim crucial e pode ser determinante no caso dos representantes dos maiores grupos com mais votos na Comissão e em Plenário.

A participação dos relatores-sombra nas negociações com a Comissão e com o Conselho, nos chamados "trílogos”, acabou por lhes conferir dignidade institucional.

(última alteração: Outubro de 2017)
Co-Autor(es): Carlos Coelho
Se quiser melhorar este dicionário:
Download App Euro Ogle Download App Euro Ogle